"TUCANO"

O T-27 Tucano é  o avião mais conhecido do Brasil, e o treinador militar mais respeitado no mundo. Projeto fantástico da Embraer, é exportado para diversos paises . Usado pela Esquadrilha da Fumaça, ambos são motivo de orgulho param todo Brasileiro que já assistiu uma de suas incríveis apresentações.

Instruções: Seguindo o projeto original, o nosso modelo é um treinador. Sem o potente motor do Tucano, não espere vôos fantásticos como os do verdadeiro, mas, é um modelo robusto e fácil de montar . Ideal para você fazer testes, aprender, e divertir-se.

1- Utilize papel cartão (duplex). Uma folha A4 é suficiente para o modelo. 2- Configure sua impressora para margem mínima, e imprima a planta. 3- Transfira para o papel cartão, recorte nas linhas cheias. Marque as dobras (linhas pontilhadas) com um objeto pontiagudo. 

4- Cole as peças 2 e 3 uma de cada lado da peça 1. Cole a 4 e a 5, uma de cada lado. Dobre a peça 6, e cole sobre o conjunto. Cuidado para não colar as abas de sustentação das asas e do leme de profundidade. São as peças das linhas pontilhadas nas peças 2 e 3.Coloque todo o conjunto para secar dentro de um livro pesado (aquela enciclopédia empoeirada na estante serve).

5- Seguindo o diagrama, cole a asa sob as abas da fuselagem, e dobre o reforço da asa (linha pontilhada) por sobre as abas. Force a ponta do reforço contra a fuselagem e cole, para dar resistência à fixação.

6- Faça um recorte acima das abas de sustentação do leme de profundidade, no comprimento do mesmo. Introduza o leme, e cole nas abas. Você pode fazer o recorte e colar o leme todo com uma pequena inclinação da traseira para cima (6º), assim não é preciso ajustar o leme para vôo. Caso preferir, cole reto e dobre um pouco para cima na linha pontilhada.

7- Pressione a parte central da asa para cima, formando o diedro (ângulo de inclinação) de 4 cm.

8- Recorte o encaixe para os elásticos, mostrado nas peças 2 e 3.